A adminitração municipal de São Miguel das Missões realiza a “V caminhada pela luta antimanicomial”

0
154
views

Na tarde desta segunda-feira (15), a Administração Municipal de São Miguel das Missões, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com a Unidade de Saúde Mental, realizou a “V Caminhada da Luta Antimanicomial”, em comemoração ao Dia Nacional da Luta Antimanicomial, que é comemorada no dia 18 de maio.

Esse movimento é realizado pelos usuários, familiares e profissionais da saúde que visa à garantia dos direitos a reabilitação e inclusão social dos pacientes portadores de sofrimentos psíquicos. Tem como objetivo a extinção dos manicômios e um tratamento humanizado. CUIDAR SIM, EXCLUIR NÃO!!!

A concentração deu-se início em frente à Prefeitura Municipal, com a participação de diversas autoridades municipais, entre elas; Prefeito Municipal Hilário Casarin, Vice-Prefeita Jussara Bittencuort, Presidente da Câmara de Vereadores Luiz Rodrigo Ribas, Secretária Municipal de Saúde Fabiane dos Santos Pizzolotto, Coordenadora da Unidade de Saúde Mental Arminda Ribas e a Psicóloga Lais Maria Radins.

Ocasião que se manifestaram falando da importância do Movimento da Luta Antimanicomial, fazendo lembrar que, como todo cidadão, estas pessoas (portadoras de doenças mentais) têm o direito fundamental à liberdade e a viver em sociedade, além do direito a receber cuidado e tratamento sem que para isto tenham que abrir mão de seu lugar de cidadãos.

Encerrando as manifestações os presentes puderam apreciar uma belíssima apresentação musical, por alguns usuários dos programas, da Unidade de Saúde Mental Miguelina, coordenados pelo Músico Samir Antônio Foza e o Educador Físico, também Coordenador da Banda Municipal Gean Machado. O percurso da caminhada começou em frente à prefeitura municipal, percorrendo algumas ruas da cidade.