Anúncio de vagas de digitadores amplamente divulgadas no Facebook é fraude

0
327
views

Nos últimos dias temos visto uma crescente divulgação de anúncios com vagas ou possibilidade de ganhos como digitador de marketing, trabalhando em casa, e com altos ganhos.

A fim de lhe poupar tempo, o resumo desta notícia é de que este tipo de oferta é uma fraude, ou scam, portanto não invista seu tempo nisto. Recomendamos compreensão com as pessoas que estão divulgando isto, pois como você poderá entender mais a baixo, elas também são vitimas. Mas também pedimos as mesmas que reconheçam isto, removendo os anúncios e informando as pessoas já influenciadas, a fim de não prejudicar mais pessoas. Agora se você quer saber mais detalhes, continue lendo.

Após visualizar um destes anúncios deixamos o nosso e-mail, como solicitado, logo em seguida recebemos um e-mail informando que o “trabalho” seria visualizar propagandas em um site em inglês, garantindo 10 centavos de dólar para cada grupo de anúncio vistos, como é necessário digitar um captcha (alguns numeros) a função é designada como digitador, até porque na verdade a pessoa não olha os anúncios, já que está focada em digitar o próximo grupo de números.

Como não encontramos muitas informações sobre a veracidade ou não da atividade, realizamos o nosso cadastro, o site é muito simples e o cadastro não pede nenhuma informação perigosa. Após já é possível iniciar a “ganhar dinheiro” digitando os números, a cada atualização vc “ganha” 10 centavos de dólar.

Mas após pesquisas mais aprofundadas, conseguimos encontrar informações sobre a operação da fraude, assim como confirmar estas mesmas informações com algumas pessoas que estavam divulgando no Facebook.

Agora vamos para as pegadinhas, o valor mínimo de saque é de 150 dólares, ou seja, você terá que digitar 1500 conjuntos de números. Isto deve levar algumas horas.

Depois de gastar todas estas horas digitando, chega o grande momento, onde você pode solicitar os seus 150 dólares, ou cerca de 550 reais, acontece que neste momento é exigido que você adicione outras 40 pessoas no sistema. Mas isto nunca havia sido informado antes.

Desde o inicio há o incentivo em adicionar outras pessoas pois segundo o site você ganhará 50% dos ganhos das pessoas que adicionar. Bom após conseguir os contatos solicitados, obtivemos informações de que é solicitado um prazo para o pagamento, o que antes era informado que seria imediato, também existem relatos de que é solicitado que você adicione 5000 contatos, como é um numero muito grande, eles oferecem a possibilidade de você comprar os contatos, pagando 10 dólares (o valor pode variar).

Neste ponto você já gastou vários dias (investiu tempo), já divulgou pra outras pessoas (cedeu sua credibilidade), e aparentemente só falta isto para poder receber, então muitas pessoas acabam realizando o pagamento. Após isto, a sua conta é bloqueada, e você não consegue contato para recuperar a mesma.

Os domínios que foram nos passados haviam sido criados a apenas 5 dias, então acreditamos que depois de um período breve, os fraudadores excluem o site e criam outros, dificultando as buscas por informações sobre os sites e a reclamação dos usuários enganados.

Provavelmente os fraudadores ganham de 3 formas, a primeira é com algum ganho na exibição das publicidades, este ganho deve ser bem pequeno, mas como são milhares de pessoas enganadas visualizando os mesmos, deve gerar um valor considerável. Depois ganham com os pagamentos dos usuários que tentam receber. Por fim ganham com a venda de dados, tanto e-mail como dados bancários que eles podem solicitar a você no meio do caminho.

Para concluir durante as nossas pesquisas também encontramos outra fraude que envolve oferta de trabalho como digitador, neste caso ao responder ao anúncio você recebe a informação de que deve comprar uma apostila de treinamento, após comprar descobre que deve realizar o mesmo processo enganando outras pessoas para recuperar o valor.

Nós gostariamos de acreditar que as pessoas não caem neste golpe, mas como há a divulgação quer dizer que muitos já caíram e provavelmente muitos outros continuam aderindo.

É realmente frustrante que ainda existam este tipo de fraude pela internet, sempre tenha muito cuidado quando lhe for ofertado alguma possibilidade de ganho extraordinário, gostariamos muito de poder divulgar este tipo de possibilidade, mas isto não existe simplesmente porque não é viável.