Cermissões alerta para os cuidados durante a colheita da safra

0
199
views

A safra é o momento de colher os resultados do trabalho, porém é preciso estar atento a alguns cuidados para evitar prejuízos. As máquinas agrícolas estão cada vez maiores e mais altas, para isso é necessário redobrar a atenção durante a colheita, plantio e tratamentos das lavouras próximas às redes de energia elétrica.

O risco existe e o perigo se multiplica quando se trata de incidentes envolvendo a rede elétrica e equipamentos metálicos, pois essas estruturas ao serem eletrocutados, geralmente vitimam os operadores por choque elétrico, ou fogo. Hoje para ganhar tempo a máquina vai colhendo e os grãos são descarregados para outro equipamento de transporte, onde o tubo graneleiro da máquina se mantém elevado, sendo um causador de acidentes. Caminhões caçamba graneleiras, chupins e tantos outros equipamentos que se movimentam com rapidez e na maioria das vezes sem a devida análise de risco.

Todo trabalho exige planejamento e a colheita sempre é um momento de euforia, mas quando se trata de eletricidade não devemos esquecer que nossa vida pode estar por um fio, e o que deveria ser um momento de comemoração acaba em tragédia.

Ao operar máquinas agrícolas próximo a redes elétricas, mantenha distância segura dos postes e verifique a altura dos cabos elétricos antes de movimentar as partes móveis das máquinas e veículos, tenha atenção do inicio ao final dos serviços, pois os piores acidentes ocorrem ao final das atividades, pelo fato de que os níveis de atenção são menores.

Esclarecimentos ou atendimento ligue para a CERMISSÕES através do 0800 541 1122, em caso de acidente envolvendo a rede elétrica deve ser ligado imediatamente para a distribuidora de energia responsável de sua região.

Fonte: CERMISSÕES