Copa URI de Robótica 2019 terá 37 equipes de 17 escolas

Os cursos de Ciência da Computação e Sistemas de Informação da URI Santo Ângelo realizam na sexta-feira, 25, a partir das 9h, a Copa URI de Robótica, evento que reúne 17 escolas procedentes de Ijuí, São Luiz Gonzaga, São Miguel das Missões, Entre Ijuís, Catuípe e Santo Ângelo, totalizando cerca de 300 alunos e 30 professores de Ensino Médio.

Das 37 equipes confirmadas, seis são femininas, do Projeto Meninas Digitais e 31 são equipes mistas.

A organização do evento reúne seis professores universitários dos cursos de computação e aproximadamente 20 acadêmicos, entre bolsistas e voluntários.

No período preparatório as escolas ganharam da URI os kits de robôs para as equipes novas, e peças de reposição para grupos que já haviam disputado em anos anteriores. Além disso, professores e acadêmicos bolsistas da URI ministraram cursos de robótica, com orientação para a montagem e programação, tanto por meio de vídeos disponibilizados no site do evento, como diretamente nas escolas.

A competição do dia 25, no auditório do prédio 13, acontece na modalidade sumô, com os robôs acionados em uma pista circular, onde os movimentos de um buscam tirar o oponente da pista, de acordo com as regras estabelecidas.

A premiação oferece troféu do 1º ao 9º colocados; atestados de participação para todos os alunos e professores das escolas participantes e troféu para os robôs mais estilizados.

De acordo com o coordenador dos cursos que promovem o evento, Alessandro Freitas de Oliveira, “a competição é focada em promover a área de computação e atrair jovens para a área tecnológica. Ela é um importante meio de integração dos estudantes com a comunidade acadêmica, em especial com a área de Computação da URI, proporcionando compartilhamento de conhecimento em forma de aprendizado durante os estudos para a construção dos robôs”.

Mais informações a respeito, no site: http://www.san.uri.br/coparobotica/.

Na foto, momento da Copa de robótica 2018.

Fonte: URI Santo Ângelo