Copom reduz taxa Selic para 5,5%

O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central reduziu, nesta quarta-feira (18), a taxa básica de juros (Selic) ao menor nível da história desde o início da série histórica do BC em 1986. A taxa que é referência para todas as outras praticadas no mercado caiu de 6% para 5,5% ao ano.

Em nota, o Banco Central afirmou que a decisão do comitê foi unânime e que o Copom avaliou que o processo de reformas e ajustes necessários na economia brasileira tem avançado, mas enfatizou que perseverar nesse processo é essencial para a queda da taxa de juros estrutural e para a recuperação sustentável da economia.

“O Comitê entende que essa decisão reflete seu cenário básico e balanço de riscos para a inflação prospectiva e é compatível com a convergência da inflação para a meta no horizonte relevante para a condução da política monetária, que inclui o ano-calendário de 2020”.

A Selic teve uma redução em agosto de 6,5% para 6% ao ano e agora teve nova queda. Com juros mais baixos, o crédito pode ficar mais barato e dar mais acesso a financiamentos, além da economia ganhar um impulso para crescer mais.

Com informações do Banco Central

Fonte: Governo do Brasil