Emater/RS-Ascar apresenta relatório de atividades de 2016 em São Miguel das Missões

0
176

A equipe do Escritório Municipal da Emater/RS-Ascar realizou, na última quarta-feira (15/03), no auditório da Câmara de Vereadores, reunião para a apresentação do Relatório de Atividades/2016. Pelo convênio estabelecido entre a Emater/RS-Ascar e Prefeitura, está previsto, para a Instituição e lideranças municipais, a apresentação do Relatório de Atividades, no qual constam as ações desenvolvidas pelo Escritório Municipal. Neste contexto, foram apresentadas as 34 atividades trabalhadas pela equipe, destacando as de maior importância na área econômica e também as desenvolvidas na área social.

Após a apresentação do relatório de atividades, foi realizado o 2º Festival de Pratos Derivados de Milho. Com o objetivo de valorizar o milho produzido pela agricultura familiar e incentivar o seu consumo de forma saudável e diversificada na alimentação humana, ampliando o conhecimento do valor nutritivo do grão.

Na ocasião, foram apresentados sete pratos na categoria doce e três na categoria salgados, por representantes dos Clubes de Mães. A comissão julgadora selecionou os pratos analisando os critérios aparência, criatividade, sabor, aroma e ingredientes usados na receita.

Na categoria doce, o primeiro lugar ficou com a receita de Bolo de Milho, elaborada por Marilene Ribas Tolfo e Erenita Ribas Prevedelo, pelo Clube de Mães Recanto da Amizade, do Rincão dos Ribas. O primeiro colocado da categoria dos salgados foi para o prato Quenka de Galinha, elaborada pela agricultora Mara Terezinha do Nascimento Machado, representando o Clube de Mães União e Amizade, da comunidade do Campestre.

As receitas selecionadas representarão o município 9º Festival Regional de Pratos Típicos de Milho, que ocorre durante a Fenamilho Internacional, nos dias 29 de abril a 07 de maio, em Santo Ângelo. O evento é organizado pela Emater/RS-Ascar, com o apoio de entidades municipais.

Além da equipe do Escritório Municipal, do supervisor microrregional Rubens Wladimir Tesche, estiveram presentes lideranças locais como o prefeito, Hilário Casarin, vice-prefeita, Jussara Vieira Bittencourt, presidente da Câmara de Vereadores, Luiz Rodrigo Ribas, vereadores Ailton Noro dos Santos, Volmir Vedana e Deroci Portela Braga. Assim como representante do Sindicato Rural, presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Neri Lemos de Andrade, presidente do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural, Aloísio Portella Camera, presidente do Conselho Municipal do Meio Ambiente, Samir Dortelmann, além dos secretários Enio Coletto Carvalho (Administração), Morgana Schmitt Mascarin (Secretária Municipal de Ação Social, Trabalho, Cidadania e Habitação), Maikel Fabiano França de Moraes (Turismo), Darlise Dalla Porta (representante da Secretária de Saúde), Mariele Spolaor Mazzanti (assistente social do CRAS) e a representação dos Clubes de Mães do município.

Assessoria de Imprensa da Emater/RS-Ascar – Regional Santa Rosa
Estagiária Daniele Hensen