Estado entrega 700 cadeiras de rodas por mês via SUS

0
10

Um dos serviços que o Sistema Único de Saúde (SUS) oferece para as pessoas com deficiência física é o fornecimento gratuito de cadeira de rodas em todo o país. No Rio Grande do Sul, são entregues mensalmente cerca de 700 cadeiras de rodas, por intermédio da Rede de Cuidados à Saúde da Pessoa com Deficiência da Secretaria da Saúde (SES).

Quem precisa de uma cadeira deve ir ao posto de saúde mais próximo de sua casa com documento de identidade e cartão SUS e solicitar uma avaliação médica. Depois de comprovada a necessidade, o médico irá encaminhar o paciente para exame em uma instituição especializada em reabilitação física, habilitada pelo Ministério da Saúde e contratualizada com a SES, através da Rede de Cuidados. Essa rede, normatizada pelo Ministério da Saúde desde 2012, tem o objetivo de promover a inclusão da pessoa com deficiência por meio do processo de reabilitação física, auditiva, visual e intelectual.

Gael dos Santos Couto, 7 anos, tem paralisia cerebral e, em maio deste ano, recebeu uma cadeira de rodas da Acadef (Associação Canoense de Deficientes Físicos). “Fez toda a diferença na vida dele”, afirma Gabriela, a mãe do menino. “Antes, adaptávamos uma cadeira de nenê. Agora, o Gael está muito mais independente”, completa.

Iara Luciana dos Santos Corombeque, 46 anos, é auxiliar administrativa e teve poliomielite. Aos 9 anos, ganhou a primeira cadeira – usada -, com ajuda da escola onde estudava. “Até então, eu só rastejava”, comenta. Em 2006, voltou aos estudos pela Acadef e ganhou uma cadeira do SUS. “Cadeira nova é como andar num carro zero quilômetro”, compara.

Jivago Di Napoli, gestor de Serviços de Saúde da Acadef, pede que os usuários cuidem de suas cadeiras. “A cada seis meses, o paciente deve voltar à instituição onde recebeu o equipamento para manter a qualidade do dispositivo”, orienta. A Acadef reforma, em média, 10 cadeiras por mês. Ele dá outras dicas que devem ser seguidas. “Como o ajuste de uma cadeira é parecido com o de um carro, deve ser feita a regulagem de raios e rolamentos e a lubrificação das rodas, além de manter os pneus calibrados”. Esse tipo de manutenção deve ser realizado a cada três meses.

Texto: Ascom SES
Edição: Secom

Fonte: Portal do Estado do Rio Grande do Sul

Publicidade