Fim de semana para aproveitar passeios de Maria Fumaça

A programação do projeto experimental de cultura e turismo “Trem das Missões – Um reponte pelas etnias”, encerra-se neste final de semana, com passeios de Maria Fumaça, uma locomotiva Mallet 204 com 10 vagões, em um percurso de 55 quilômetros entre os municípios de Santo Ângelo, Ijuí e Catuípe.
O trem parte da Estação Ferroviária do Bairro São Pedro, em Santo Ângelo, no sábado e no domingo, 28 e 29 de setembro, às 8 horas, chegando a Catuípe por volta das 10h30min. Às 11 horas o trem segue para Ijuí, com chegada marcada para as 13 horas. Às 14 horas o trem faz o trajeto Ijuí-Catuípe e, às 16h30min, Catuípe-Santo Ângelo. O retorno de cada trecho ocorrerá de ônibus, ao município de origem.
O retorno de transporte rodoviário está incluído no preço do bilhete para o passeio de trem, que custa R$ 70 para adultos e crianças maiores sem cinco anos. Menores de cinco anos não pagam passagem, desde que não ocupem assento.
As passagens estão à venda na loja Perfil Moda Feminina (Rua 25 de Julho, 264), na Idealize Design (Rua Marquês do Herval, 1045) e pelo site www.ihtur.com.br.
A Secretaria Municipal da Administração informa que os servidores poderão parcelar os valores dos bilhetes para o passeio de trem em até três vezes, com desconto em folha de pagamento, a partir de outubro. Cada servidor municipal poderá adquirir até cinco bilhetes para seus familiares. Os interessados devem procurar a Secretaria Municipal de Cultura para solicitar os bilhetes e autorizar o desconto em folha.
“O Trem das Missões: um reponte pelas etnias”, é um projeto do Ministério Público Federal (MPF), em conjunto com a Associação Brasileira de Preservação Ferroviária (ABPF), Associação das Entidades Tradicionalistas de Santo Ângelo (ASSETRASA), e com as prefeituras de Santo Ângelo, Catuípe e Ijuí.
Com a gare do Bairro São Pedro completamente revitalizada, um investimento de R$ 100 mil do Ministério Público Federal, marcando um novo espaço para o lazer, a população também poderá acompanhar as apresentações musicais às 18 horas. No sábado, 28, quem sobe ao palco é a cantora Thaís Matzembacher, e dia 29, o show de encerramento, com Victor Fontana.

Fotos: Fernando Gomes/Arquivo

Fonte: Prefeitura Municipal de Santo Ângelo