Lançado o Geoportal RS, ferramenta para compartilhamento de dados

0
9

O governo do Estado lançou, por meio da Secretaria de Planejamento, Orçamento e Gestão (Seplag), nesta quinta-feira (15/8), o Geoportal RS, ferramenta que irá disponibilizar uma série de informações de natureza geoespacial para auxiliar na elaboração, acompanhamento e execução de políticas por diferentes instituições públicas.

O governador Eduardo Leite e os secretários Leany Lemos (Planejamento, Orçamento e Gestão), Artur Lemos Júnior (Meio Ambiente e Infraestrutura), Catarina Paladini (Justiça, Cidadania e Direitos Humanos) e José Stédile (Obras e Habitação) participaram do lançamento.

Por meio da plataforma, será possível acessar uma gama de dados reunidos em único ambiente: o diretório da Infraestrutura Estadual de Dados Espaciais (Iede-RS). Entre as possibilidades que o portal oferece, estão a disponibilidade da geolocalização da rede de escolas e de rodovias e dos principais indicadores nas diversas áreas de atuação do Estado.

Ao falar durante o evento de lançamento, realizado no Centro Administrativo Fernando Ferrari, o governador elogiou a criação da plataforma. “Nossos dados precisam estar concentrados em uma ferramenta que possibilite o cruzamento das informações que se correlacionam, facilitando o trabalho das equipes encarregadas da criação e da execução de políticas públicas”, afirmou. Além disso, o governador acredita que a possibilidade de visualizar, por meio de mapas, facilita a compreensão dos dados.

Considerado um dos projetos prioritários do governo e financiado com recursos do Banco Mundial, por meio do Programa de Apoio à Retomada do Desenvolvimento do Rio Grande do Sul (Proredes) a Iede-RS segue todas as normas e os padrões estabelecidos nacional e internacionalmente para a geração e o compartilhamento de dados geoespaciais.

Cobertura inicial
de 70 municípios

A secretária Leany Lemos vê a ferramenta como um grande avanço, na medida em que evita que profissinais repliquem esforços e que as instituições desperdicem recursos. “Em um ambiente de escassez de recursos, o mais importante ainda é tomar boas decisões”, explicou a secretária.

Uma das novidades é a atualização da Base Cartográfica Oficial do RS, em parceria com o 1° CGEO/Exército Brasileiro. Na primeira etapa, estarão disponíveis as ortoimagens (sobreposição de fotos para gerar uma única imagem) da Região Funcional 1 (RF-1), compatíveis com a escala 1:25.000, utilizadas para elaboração de produtos cartográficos e cartas topográficas. A RF-1 abrange cerca de 33 mil quilômetros quadrados, onde está concentrada 41% da população do RS e 70 municípios.

O projeto foi coordenado pelo Departamento de Planejamento Governamental (Deplan/Seplag) e contou com a parceria de diversas secretarias e órgãos federais.
O acesso ao Geoportal RS se dará em dois níveis: público em geral e acesso via cadastramento por meio de convênio para compartilhamento das informações (prefeituras e universidades, por exemplo).

Texto: Pepo Kerschner/Ascom Seplag e Suzy Scarton
Edição: Marcelo Flach/Secom

Fonte: Portal do Estado do Rio Grande do Sul

Publicidade