Região das Missões vive um grande momento de expansão do turismo

Produto integrado entre Brasil, Argentina, Paraguai, Uruguai e Bolívia será apresentado ao mercado mundial em janeiro do próximo ano, em Madrid/Espanha

0
183

São muitas as ações para que mais turistas venham conhecer os encantos e peculiaridades dos 26 municípios missioneiros, que vêm sendo intensificadas pelo Departamento de Turismo (Detur) da Fundação dos Municípios das Missões (Funmissões), em parceria com a iniciativa privada.

Uma das recentes e mais importantes conquistas foi a assinatura do acordo internacional de cooperação para que o conjunto de atrativos jesuíticos da América do Sul, por meio das Missões do Brasil, Argentina, Paraguai, Uruguai e Bolívia, se tornem a imagem turística Sul Americana mundial, firmado entre os cinco países no dia 9 deste mês, em Encarnación/Paraguai.

Presidente da AMM/Funmissões, Valdir Andres reiterou a valorosa acolhida do governador de Itapúa/Paraguai, Luis Roberto Gneiting e equipe, com a impecável receptividade à delegação missioneira, que representou o Brasil. “Somos muito gratos ao governador Gneiting, pois fomos recebidos com homenagens e honrarias. É admirável a forma com que o povo do Paraguai valoriza seu legado turístico, cultural, histórico e religioso”, reconheceu Andres, que é prefeito de Santo Ângelo, durante reunião mensal da AMM em São Paulo das Missões.

Outro exemplo foi citado pela diretora do Detur/Funmissões, a prefeita de Sete de Setembro, Rosane Grabia: a participação da região das missões no Festival Internacional de Turismo (Festuris), que também aconteceu neste mês, em Gramado. “Nossa região foi um marco nesta edição do Festival. Apresentamos nossa mescla de culturas e etnias, locamos um estande, mas ganhamos um espaço da organização do evento especialmente para as nossas benzedeiras, assim como nos foi disponibilizado espaço junto ao estande Secretaria estadual de Turismo (Setel/RS)”, contou Grabia.

A diretora do Detur fez questão de relatar a importância da participação de José Roberto de Oliveira, coordenador brasileiro no desenvolvimento da Rota Turística Jesuítica-Guarani, no painel de abertura do Festuris, acompanhado de autoridades como o presidente da Embratur, o Secretário de Turismo do RS e o Cônsul da Argentina. “Tivemos o José Roberto representando a região das Missões, que conduziu com maestria a palestra sobre a Integração das Missões Jesuíticas. Após ouvi-lo, saímos orgulhosos e cheios de energia para seguirmos firme em defesa da expansão do turismo missioneiro”, evidenciou Rosane.

Acordo internacional
Em São Paulo das Missões, a convite da diretoria do Detur/Funmissões, José Roberto de Oliveira fez uma explanação sobre como a região das Missões se inseriu neste projeto integrado entre Brasil, Argentina, Paraguai, Uruguai e Bolívia. “Este trabalho vem sendo feito de desde 1994 e muitas demandas continuam as mesmas, como a ponte internacional Porto Xavier/San Javier, sinalização turística, facilitação de fronteiras, construção de centros de informação e atenção ao turista, e muitas outras”, rememorou Roberto. Ele acrescentou que “a viabilização destas reivindicações e o desenvolvimento local e regional só será possível se somarmos esforços, setor governamental, setor produtivo e universidades”.

Com lançamento mundial marcado para janeiro de 2017 em Madrid/Espanha, o acordo firmado entre Brasil, Argentina, Paraguai, Uruguai e Bolívia tem entre os principais itens a conformação de Circuito Internacional das Missões Jesuíticas da América do Sul como uma única Nação Missioneira, com ratificação dos acordos históricos; reconhecimento dos atrativos reducionais e os complementares no entorno do território; promoção dos atrativos de todos os territórios missioneiros dos cinco países; adotar a marca turística da “Região Missioneira Internacional”; sustentabilidade econômica, social e ambiental de todo o território; apoio aos povos originários; incentivo à conscientização histórica e turística; busca de financiamentos internacionais de forma integrada; declaração de interesse de benção pelo Papa Francisco ao Circuito Internacional e Caminho das Missões.

Conforme destacou a diretora do Detur, Rosane Grabia, muitas outras ações e parcerias de fomento ao turismo missioneiro estão sendo firmadas e consolidadas até janeiro de 2017

Fotos: Karin Schmidt

Karin Schmidt
Jornalista Mtb 15378
Assessora de Imprensa
Associação dos Municípios das Missões (AMM)