Secretaria municipal de Saúde realiza I conferência municipal da saúde da mulher

0
277
views

São Miguel das Missões comemorou seus 29 anos de Emancipação Político-Administrativa no dia 29 de abril, dentro da semana de comemorações ao aniversário do município, o Executivo Municipal através da Secretaria Municipal de Saúde, realizou na terça-feira, 25 de abril, a I Conferência Municipal da Saúde da Mulher com o tema central “Saúde da Mulher: Desafios para integralidade com Equidade”.

O evento teve inicio ás 13h30min com o credenciamento e contou com uma expressiva presença da comunidade miguelina e região, mais de 250 pessoas participaram, entre profissionais da saúde, assistência social, educação, representantes de entidades, secretários municipais, presidente do conselho municipal de saúde Milton Neto dos Santos, presidente do COMDIM e Primeira Dama Fátima Casarin, presidente do legislativo Luiz Rodrigo Ribas e Vice-Prefeita Municipal Jussara Bittencourt.

O Presidente do Conselho Municipal de Saúde Milton Neto dos Santos realizou a abertura do evento, logo após a Secretária Municipal de Saúde Fabiane dos Santos Pizzolotto, em seu pronunciamento ressaltou a importância da participação da comunidade na elaboração das propostas de políticas públicas, aproveitando que estamos na semana em comemoração ao aniversário do Município para discutir estas propostas referentes á saúde da mulher. Em seguida teve uma apresentação de o Coral Cantar é Viver, coordenado pela Unidade de Saúde Mental do nosso município.

A fisioterapeuta Aline Basso apresentou uma palestra com o tema: “Desperte a Mulher que há em você!” valorizando a autoestima da mulher e o empoderamento feminino.

Durante a Conferência foram montados grupos de debates sobre a Saúde da Mulher, os quais elaboraram o relatório final com as demandas municipal, estadual e federal. Na oportunidade foram eleitas as delegadas  que representaram São Miguel das Missões na Conferencia Estadual da Saúde da Mulher, a senhora Mari Teichamann, como representante dos trabalhadores de Saúde, e a senhora Salete Katzer, como representante dos usuários dos serviços de saúde.

Segundo a Secretária Municipal de Saúde Fabiane dos Santos Pizzoloto, nossa Conferência abordou questões da Saúde da Mulher, com diversos temas colocados em debate nos grupos. Foi o início dos trabalhos, agora vamos encaminhar as propostas dos grupos para a Conferência Estadual da Saúde da Mulher que será de 09 á 11 de junho de 2017, em Porto Alegre.