Semana Global do Empreendedorismo terá mais de 200 eventos no Rio Grande do Sul

Com ações em mais de 170 países, a Semana Global do Empreendedorismo será realizada de 18 a 24 de novembro com o objetivo de capacitar, inspirar e conectar pessoas à cultura empreendedora. Articulado no Brasil pelo Sebrae, o movimento terá mais de 7 mil eventos, sendo pelo menos 200 deles no Rio Grande do Sul. Em solo gaúcho, as iniciativas estarão espalhadas em mais de 100 municípios.

“Acreditamos no empreendedorismo como um dos grandes indutores para o desenvolvimento econômico e social. Ele é a grande alavanca que pode mudar a realidade de uma região, de um estado e de um país. Por isso, queremos mobilizar o máximo de cidades que conseguirmos, por meio da força de nossa equipe, principalmente dos escritórios regionais”, afirma o coordenador do atendimento do Sebrae RS, Maico Fabiano Fernandes.

Semana Global do Empreendedorismo terá mais de 200 eventos no Rio Grande do Sul

Qualquer pessoa, instituição ou governo pode propor atividades sobre empreendedorismo durante a semana, que estão sendo compiladas no site www.empreendedorismo.org.br. “Um dos nossos desejos é poder levar o empreendedorismo para as escolas, com atividades sobre educação empreendedora e o poder de transformação que ela tem. Os jovens precisam pensar de maneira inovadora, propor novas soluções para os problemas atuais e estimular o comportamento empreendedor”, afirma o coordenador.

Conforme o Fernandes, a maioria das atividades que já foram cadastradas no Estado é gratuita e algumas também terão transmissão pela internet, o que possibilita o acesso de mais pessoas. Entre as ações estão cursos de gestão, oficinas de marketing digital, workshops sobre abordagem de vendas, palestras sobre identidade empreendedora, rodadas de negócios, oficinas de pitch e workshops de design thinking.

Criada em 2007 pelo ex-primeiro ministro britânico Gordon Brown e pelo presidente da Kauffman Foundation à época, Carl Schramm, a Semana Global do Empreendedorismo mobilizou mais de 2,5 milhões de pessoas no Brasil nos últimos três anos, com cerca de 10 mil atividades realizadas. Atualmente considerado o maior do mundo, o movimento brasileiro já foi reconhecido com sete premiações internacionais. Em 2019, a semana tem como tema “Empreender é Viver no Futuro Hoje”.

Fonte: SEBRAE RS