Unidade de Saúde Mental promove a IV Caminhada da Luta Antimanicomial

0
199
views

Na manhã desta segunda-feira dezesseis de maio realizou-se a IV Caminhada da Luta Antimanicomial, promovida pela Unidade de Saúde Mental com o apoio da Secretaria Municipal de Saúde de São Miguel das Missões. A caminhada teve início por volta das 09h e 30 min, tendo seu início em frente a Prefeitura Municipal. Segundo a coordenadora da Unidade de Saúde Mental do município, Sra. Arminda Ribas o evento teve a participação de diversas entidades como a APAE de São Miguel das Missões e a presença de integrantes e coordenadores das Unidades de Saúde Mental dos municípios de São Borja, Bossoroca, Entre Ijuís, entre outros.

O evento contou ainda, com a presença da Banda Marcial do 1º Batalhão de Comunicações de Santo Ângelo e a participação de secretários, autoridades e comunidade em geral, que seguiu o percurso pelas Ruas 29 de Abril, Av. Borges do Canto e Av. Antunes Ribas culminando com o término da caminhada no Salão Paroquial, onde ocorreu a solenidade de abertura  oficial do evento com a presença das autoridades e  da comunidade, seguido de almoço ,apresentações artísticas e mostra de talentos durante a tarde.

Sobre o movimento:

O Movimento Nacional de Luta Antimanicomial caracteriza-se pelo seu caráter democrático, contando com a participação ativa e efetiva dos usuários de serviços de saúde mental, seus familiares, profissionais, estudantes e quaisquer interessados em defender uma postura de respeito aos diferentes modos de ser e a transformação da relação cultural da sociedade com as pessoas que sofrem por transtornos mentais.

O movimento tem núcleos em todos os estados do país, sendo todos autônomos, propositadamente sem uma hierarquia. Atualmente, o Movimento tem uma Secretaria Nacional Colegiada que se encarrega da articulação nacional e de projetos diversos. A cada período de dois em dois anos realiza encontros nacionais que procuram reunir todos os militantes para deliberar, de forma democrática, seus princípios e ações.

Fonte: Prefeitura de São Miguel das Missões