22 C
São Miguel das Missões
domingo, outubro 22, 2017
Início A Cidade O Município

O Município

São Miguel das Missões é um município brasileiro do estado do Rio Grande do Sul pertencente a Mesorregião de Noroeste Rio-Grandense e à Microrregião de Santo Ângelo, também sendo situado na Região das Missões, fazendo parte da rota turística Rota Missões.

O município tem como fontes econômicas principais a agricultura, o comércio e serviços e o turismo proveniente da visitação do Sítio Arqueológico de São Miguel Arcanjo, onde estão as ruínas jesuíticas da antiga redução de São Miguel Arcanjo, declaradas como Patrimônio Mundial pela UNESCO em 1983, sendo o único Patrimônio Mundial do Sul do país.

Município emancipado em 19 de abril de 1988, São Miguel das Missões situa-se na região das missões, a noroeste do Estado. Sua economia baseia-se na agricultura, soja, trigo, arroz e milho e na pecuária, ovino, equinos, bovinos e suínos. Tem no turismo grande fonte geradora de empregos e desenvolvimento, com perspectivas de transformá-lo na principal atividade econômica da comunidade. No setor comercial, encontramos lojas, supermercados, restaurantes, lancherias e hotéis. O centro de tradições nativistas, preserva os costumes gaúchos e a culinária campeira. A cidade possui Banco do Brasil, Banrisul e Sicredi. Na Educação possui um centro integrado de ensino público (CIEP), com capacidade para atender mil estudantes. Na área da saúde a prefeitura está investindo no hospital municipal. São Miguel das Missões conta ainda com local para festas e shows, centro pastoral, sociedade esportiva recreativa são miguel e Afusam ( Associação dos Funcionários Municipais). Entre os eventos anuais, destacam-se o Rodeio Crioulo Estadual, Semana Missioneira e Semana do Município. Trabalhos de preservação e valorização do Sitio Arqueológico da Redução de São Miguel Arcanjo são realizados pelo instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional através da 12ª sub-Regional II, com apoio da Prefeitura Municipal.

X